O Bilinguismo na Phantasialand Group
No Brasil não há uma diretriz nacional que regulamenta o funcionamento das escolas bilíngues e como essas
instituições devem operar. O que há são os Conselhos Municipais de Educação (CME), e a Phantasialand Group além
de estar em acordo com os CME da cidade de São Paulo, é eficiente na matriz carga horária X interdisciplinaridade X
cultura X vivência:
Carga horária: Em geral as escolas de Educação Infantil que têm Programas Bilíngues oferecem 1 aula diária de 1
hora de duração ou menos. Na Phantasialand Group, as aulas são de 2 horas de duração diariamente; São mais de 40
horas mensais de aulas por grupo. São várias professoras de inglês todos os dias.
Interdisciplinaridade: O conteúdo das aulas em português sugerido pelo Sistema Etapa e o Projeto Anual da
Phantasialand Group relacionado ao meio ambiente também são ensinados em inglês. Os temas principais são cores,
números, animais, alimentos, corpo humano, roupas, casa, família e brinquedos. Os temas são passados para as
crianças em “espiral crescente” desde o berçário, norteados por livros de literatura estrangeira, com graus de
contextualizações e aprofundamento pertinentes para cada faixa etária, e ministrados com variados materiais lúdicos.
Envolvimento cultural: A Phantasialand Group entende que o Programa Bilíngue deve visar não apenas a
competência na comunicação em inglês, mas também o conhecimento das culturas dos países nativos, além da
aceitação do pluriculturalismo existente em nossa sociedade. Datas comemorativas e/ ou acontecimentos históricos
como Valentine’s Day, St. Patrick’s Day, Halloween e Thanksgiving; aulas de culinária de brownie, cookie e panqueca;
teatro e mostras culturais dentre outras atividades são realizadas com as crianças. Todo mês tem algo cultural!
Vivência: Mais um diferencial da Phantasialand Group que aumenta a exposição das crianças ao inglês de forma
natural, é que parte das aulas é no momento do lanche, higiene e parque, assim, as crianças mais uma vez são
inseridas no conceito do inglês ser um meio de comunicação e não um objetivo final. O idioma está em todas as partes
da escola como no Vegetable Garden e Library.
CLIL: Content and Language Integrated Learning ou Aprendizagem Integrada de Conteúdo e de Língua promove uma
maneira mais natural de aprender um idioma estrangeiro. O Programa Bilíngue da Phantasialand Group, torna mais
natural o aprendizado do inglês seguindo esse princípio: aulas 100% “EM” inglês integradas com o cotidiano das
crianças e não apenas aulas “DE” inglês (que estaria mais relacionado exclusivamente à parte linguística do idioma).
Sociointeracionismo – metodologia de ensino: Também presente nas aulas de inglês que alinhadas à metodologia
ativa proporciona que as crianças sejam as protagonistas, com o professor sendo mediador e não detentor único do
conhecimento, e a criança tendo a oportunidade de trocar experiências, sendo motivada a participar ativamente da
aquisição do conhecimento brincando e produzindo criativamente, criticamente, comunicativamente e
colaborativamente as atividades em sala de aula.
Bilingualism in Phantasialand
In Brazil there is no national legislation regulating how bilingual institutions should work or operate. However, there
are some Municipal Councils of Education (CME). Phantasialand Group besides being in agreement with the CME of
the city of São Paulo is efficient in the workload X interdisciplinarity X culture X experience matrix:
Workload: In general, preschools that have bilingual programs offer 1-hour classes daily or less. Phantasialand Group
offers 2-hour classes on a daily basis, which means over 40 hours of classes per group a month. There are several
English teachers every day.
Interdisciplinarity: The content of Portuguese classes suggested by the Etapa System and the Phantasialand Group
Annual Project related to the environment are also taught in English. The main themes are colors, numbers, animals,
food, human body, clothing, home, family and toys. Themes are worked on with children in a “spiraling up” manner,
starting from the nursery and guided by foreign literature books, with relevant contexts and profundity according to
each age group, and taught with a variety of play materials.
Cultural Involvement: Phantasialand Group understands that the Bilingual Program should aim not only at
competing in English communication, but also at understanding the cultures of native countries, as well as accepting
the multiculturalism that exists in our society. Commemorative dates and / or historical events such as Valentine's Day,
St. Patrick's Day, Halloween and Thanksgiving; brownies, cookies and pancakes cooking classes. Theater and cultural
shows among other activities are held with the children. There are cultural activities on a monthly basis!
Experience: Phantasialand Group also increases the exposure of children to English in a natural way, since part of
the classes takes place during snack, hygiene, and playground time. Thus, children are once again inserted in the
concept of English as a means of communication and not an end goal. The language is present everywhere at school
like in the Vegetable Garden and the Library.
CLIL: Content and Language Integrated Learning promotes a more natural way of learning a foreign language.
Phantasialand's Bilingual Program makes learning English more natural by following this principle: 100% classes “IN”
English integrated with children's daily lives and not just English classes (which would be more exclusively related to
the linguistic part of the language).
Social interaction – teaching methodology: Also in English classes, based on an active methodology that allows
children to be the protagonists, with the teacher being the mediator and not the sole holder of knowledge. This
scenario offers the child the opportunity to exchange experiences, motivation to actively participate in the acquisition
of knowledge, play and creatively, critically, communicatively and collaboratively produce during classroom activities.