Bilinguismo

O Bilinguismo na Phantasialand Group

No Brasil não há uma diretriz nacional que regulamenta o funcionamento das escolas bilíngues e como essas instituições devem operar. O que há são os Conselhos Municipais de Educação (CME), e a Phantasialand Group além de estar em acordo com os CME da cidade de São Paulo, é eficiente na matriz carga horária X interdisciplinaridade X cultura X vivência:

Carga horária: Em geral as escolas de Educação Infantil que têm Programas Bilíngues oferecem 1 aula diária de 1 hora de duração ou menos. Na Phantasialand Group, as aulas são de 2 horas de duração diariamente; São mais de 40 horas mensais de aulas por grupo. São várias professoras de inglês todos os dias.

Interdisciplinaridade: O conteúdo das aulas em português sugerido pelo Sistema Etapa e o Projeto Anual da Phantasialand Group relacionado ao meio ambiente também são ensinados em inglês. Os temas principais são cores, números, animais, alimentos, corpo humano, roupas, casa, família e brinquedos. Os temas são passados para as crianças em “espiral crescente” desde o berçário, norteados por livros de literatura estrangeira, com graus de contextualizações e aprofundamento pertinentes para cada faixa etária, e ministrados com variados materiais lúdicos.

Envolvimento cultural: A Phantasialand Group entende que o Programa Bilíngue deve visar não apenas a competência na comunicação em inglês, mas também o conhecimento das culturas dos países nativos, além da aceitação do pluriculturalismo existente em nossa sociedade. Datas comemorativas e/ ou acontecimentos históricos como Valentine’s Day, St. Patrick’s Day, Halloween e Thanksgiving; aulas de culinária de brownie, cookie e panqueca; teatro e mostras culturais dentre outras atividades são realizadas com as crianças. Todo mês tem algo cultural!

Vivência: Mais um diferencial da Phantasialand Group que aumenta a exposição das crianças ao inglês de forma natural, é que parte das aulas é no momento do lanche, higiene e parque, assim, as crianças mais uma vez são inseridas no conceito do inglês ser um meio de comunicação e não um objetivo final. O idioma está em todas as partes da escola como no Vegetable Garden e Library.

CLIL: Content and Language Integrated Learning ou Aprendizagem Integrada de Conteúdo e de Língua promove uma maneira mais natural de aprender um idioma estrangeiro. O Programa Bilíngue da Phantasialand Group, torna mais natural o aprendizado do inglês seguindo esse princípio: aulas 100% “EM” inglês integradas com o cotidiano das crianças e não apenas aulas “DE” inglês (que estaria mais relacionado exclusivamente à parte linguística do idioma).

Sociointeracionismo – metodologia de ensino: Também presente nas aulas de inglês que alinhadas à metodologia ativa proporciona que as crianças sejam as protagonistas, com o professor sendo mediador e não detentor único do conhecimento, e a criança tendo a oportunidade de trocar experiências, sendo motivada a participar ativamente da aquisição do conhecimento brincando e produzindo criativamente, criticamente, comunicativamente e colaborativamente as atividades em sala de aula.

Bilingualism in Phantasialand

In Brazil there is no national legislation regulating how bilingual institutions should work or operate. However, there are some Municipal Councils of Education (CME). Phantasialand Group besides being in agreement with the CME of the city of São Paulo is efficient in the workload X interdisciplinarity X culture X experience matrix: Workload: In general, preschools that have bilingual programs offer 1-hour classes daily or less. Phantasialand Group offers 2-hour classes on a daily basis, which means over 40 hours of classes per group a month. There are several English teachers every day.

Interdisciplinarity: The content of Portuguese classes suggested by the Etapa System and the Phantasialand Group Annual Project related to the environment are also taught in English. The main themes are colors, numbers, animals, food, human body, clothing, home, family and toys. Themes are worked on with children in a “spiraling up” manner, starting from the nursery and guided by foreign literature books, with relevant contexts and profundity according to each age group, and taught with a variety of play materials.

Cultural Involvement: Phantasialand Group understands that the Bilingual Program should aim not only at competing in English communication, but also at understanding the cultures of native countries, as well as accepting the multiculturalism that exists in our society. Commemorative dates and / or historical events such as Valentine's Day, St. Patrick's Day, Halloween and Thanksgiving; brownies, cookies and pancakes cooking classes. Theater and cultural shows among other activities are held with the children. There are cultural activities on a monthly basis!

Experience: Phantasialand Group also increases the exposure of children to English in a natural way, since part of the classes takes place during snack, hygiene, and playground time. Thus, children are once again inserted in the concept of English as a means of communication and not an end goal. The language is present everywhere at school like in the Vegetable Garden and the Library.

CLIL: Content and Language Integrated Learning promotes a more natural way of learning a foreign language. Phantasialand's Bilingual Program makes learning English more natural by following this principle: 100% classes “IN” English integrated with children's daily lives and not just English classes (which would be more exclusively related to the linguistic part of the language).

Social interaction – teaching methodology: Also in English classes, based on an active methodology that allows children to be the protagonists, with the teacher being the mediator and not the sole holder of knowledge. This scenario offers the child the opportunity to exchange experiences, motivation to actively participate in the acquisition of knowledge, play and creatively, critically, communicatively and collaboratively produce during classroom activities.

Phantasialand Group ® todos os direitos reservados - desenvolvido por: